Oi pessoal! Vocês já ouviram falar sobre Turismo de saúde? Não?Então acompanhe essa postagem que vai te deixar atualizado sobre esse ramo que vem crescendo e muito no mercado!
Esse tipo de turismo constitui-se das atividades
turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos,
terapêuticos e estéticos. Os termos turismo hidrotermal, turismo hidromineral,
turismo hidroterápico, turismo termal, termalismo, turismo de bem-estar,
turismo de águas e vários outros podem ser compreendidos como Turismo de Saúde.
A preocupação com a realização de tratamentos médicos ou com a promoção de uma vida mais saudável está vinculada ao turismo por diferentes fatores: ausência de tratamentos no local de residência; qualidade superior dos tratamentos oferecidos em outras cidades e possibilidade de aliar a realização de um tratamento a uma viagem
Motivações
- Promoção de saúde: ações sistemáticas e contínuas que envolvem tanto a educação no intuito de promover mudanças de hábitos quanto à prevenção de maus hábitos que se iniciem por meio da construção de estilos de vida promotores da saúde e da qualidade de vida.
- Manutenção da saúde: práticas que possibilitam lazer, descanso físico e mental, diminuição dos níveis de estresse e educação de hábitos que auxiliem a melhorar a qualidade de vida.
- Prevenção de doença: Conjunto de tratamentos acompanhados por equipes especializadas que têm como objetivo, além de promover e manter a saúde, a prevenção de determinadas doenças.
- Cura de doença: Tratamentos acompanhados de equipes médicas que têm por objetivo a cura ou a amenização dos efeitos causados por diferentes doenças.
Classificações do Turismo de Saúde
As motivações que levam ao Turismo de Saúde, costumam ser dividas em dois tipos: turismo de bem-estar e turismo médico-hospitalar. Contudo, é difícil delimitar a fronteira entre cura e prevenção da doença porque um mesmo local pode oferecer tratamentos dessas duas finalidades.
Turismo de bem-estar
Turismo motivado pela busca de atividades que auxiliem na diminuição do estresse, sirvam de aprendizado para prevenir determinadas doenças e obter uma vida mais saudável. Apesar de essa modalidade de turismo poder ser efetuada também em hospitais - como a realização de um check-up, por exemplo - é mais recorrente que os diversos tipos de tratamento sejam feitos em espaços como spas, resort e centros de bem-estar.Turismo médico-hospitalar
Modalidade do turismo de saúde que tem por intuito realizar tratamentos e exames diagnósticos, tendo como objetivo tanto a cura ou a amenização dos efeitos causados por diferentes doenças, como fins estéticos e terapêuticos.
São procedimentos e tratamentos medicinais, odontológicos, cirúrgicos e não-cirúrgicos realizados em espaços que ofereçam as condições necessárias, como hospitais, consultórios e clínicas estéticas e odontológicas.
Do ponto de vista hospitalar, ainda que a pessoa tenha viajado em busca de tratamento, ela continua a ser apenas paciente. Contudo, esse paciente não deixa de ser turista à medida que ele também mobiliza a economia local e usufrui, em muitos casos, dos atrativos e dos serviços turísticos que o local oferece.
Os procedimentos mais realizados no turismo médico hospitalar são: cirurgias plásticas, cardiológicas, oftalmológicas e bariátricas; tratamento de oncologia, cardiologia e de reprodução assistida; tratamentos odontológicos; check-ups e exames variados.Já o turismo de bem-estar é voltado para tratamentos com foco em técnicas de emagrecimento. procedimentos estéticos da área da dermatologia e cosmetologia, além de variadas atividades anti-estresse.
Estudos apontam que as viagens com propósitos de fins de saúde são praticados, principalmente, entre a classe de renda de 0 a 4 salários mínimos. Já as viagens para estâncias climático/hidrominerais são mais comuns entre as pessoas de renda a cima de 15 salários mínimos.
Dados da EMBRATUR mostram que, em média, 30 mil turistas por ano vem ao Brasil motivados por fins de saúde. A fala das cirurgias plásticas realizadas no país - que perde em número de realização de procedimentos somente para os Estados Unidos - é a principal propulsora do aumento de número de turistas.
Porém, os resultados obtidos com as pesquisas internacionais permite-se concluir que o Turismo de Saúde pode ser uma alternativa para a sazonalidade típica das atividades turísticas. Essa prática de turismo pode permitir uma maior mobilidade da promoção de serviços de ordem preventiva ou curativa que não estejam vinculados às épocas tradicionais de viagens destinadas a lazer.
Turismo de Saúde ganha agência especializada no país
No Brasil, onde o segmento cresce de forma espontânea 30% ao ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), surge dentro deste cenário a primeira agência do país especializada no chamado turismo de saúde. A Opera Brasil Health foi lançada oficialmente no dia 9 de julho, em um evento no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC), sede da empresa e capital do Estado premiado por seis vezes consecutivas como o melhor destino turístico do país.
"Florianópolis conhecida em toda a área nacional e internacional pelos seus encantos naturais e qualidade de vida de seus habitantes, tem agora a Opera Brasil Health, para trazer de forma organizada à nossa cidade pessoas que busquem tratamentos de saúde e posterior recuperação em lugar privilegiado.Temos o prazer de ter estabelecido excelente parceria com esta empresa", ressaltou ele. O presidente da Santa Catarina Turismo S/A (SANTUR), Valdir Walendowsky afirmou que a Opera surge para enriquecer o estado. "Idealizadora da Opera Brasil Health Danielle Nogueira, explica a otimização e as vantagens da agência. "As pessoas podem encontrar aqui uma grande diversidade e qualidade dos tratamentos e ao mesmo tempo aproveitar a beleza do lugar, sua rede hoteleira e ótimas opções de lazer, tudo integrado e voltado a uma vida mais saudável. Imagine fazer um tratamento cirúrgico e, após, ir para as águas termais", exemplifica.
De qualquer parte do Brasil e do mundo, o cliente pode tirar dúvidas, conhecer os profissionais, os tratamentos, a infraestrutura hospitalar e de hospedagem, além de contratar todos os serviços necessários para a viagem. Quando chegar, terá um cuidado todo especial, inclusive com serviços de concierge exclusivos e personalizados. "Para a região, é uma excelente alternativa econômica, pois uma das demandas que temos é justamente realizar turismo o ano todo, não apenas no verão", lembra o cirurgião Gilberto Vaz Teixeira, diretor médico da agência.
Gilberto Vaz Teixeira, Danielle Nogueira e José Fernando Nobre Prudêncio da Silva, sócios da Opera Brasil Health (Foto: Rosane Lima)
A Opera Brasil Health oferece serviços como:
• Agendamento e acompanhamento em exames e consultas
• Compra e entrega de medicamentos
• Locação de equipamentos, além de contratação de baby sitter credenciada.
• Nutricionistas
• Fisioterapeutas
• Enfermeiras
• Personal Trainner
• Psicólogos
Para quem vem do exterior, a agência disponibiliza transporte executivo bilíngue, serviço completo de home care e parcerias com hospitais, laboratórios, hotéis, clínicas de diagnóstico, agências de turismo e seguradoras internacionais.
#Links
Fan Page Opera Brasil Health: https://www.facebook.com/OperaBrasilHealth?fref=ts
Turismo de Saúde em Maringá - PR: http://www.odiario.com/saude/noticia/501569/na-rota-do-turismo-de-saude/
Turimso de Saúde no Exterior: http://www.sbaempreenda.pt/sobre/noticias-empresariais-positivas/270-portugal-turismo-de-saude-pode-gerar-400me-ao-ano
Fontes:
http://www.inhealth.pt/o-que-e-o-turismo-de-saude
http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/estruturacao_seg
mentos/saude.html
http://www.abratus.org.br/o-que-e-turismo-de-saude.php









0 Comment "Turismo de Saúde"
Postar um comentário